quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Maré de Contos em Tavira

Uma maré de Contos em Tavira de 1 a 6 de Março.

Aproxima-se a Maré de Contos e continuamos com algumas novidades nas
actividades que irão acontecer. Podem acompanhar tudo no site
www.maredecontos.com.

Os workshops estão com as inscrições lotados, pedimos desculpa aos
interessados que não conseguiram a sua inscrição.

Aproveitamos para relembrar que estamos a aproveitar a publicidade da
GOOGLE para angariar fundos de apoio a esta iniciativa, visitem o nosso
site e cliquem nos anúncios, com este gesto vão dar-nos alguns cêntimos
que nos ajudarão nas despesas.

10º Komboyo dos Lokos

Próximo Komboyo a sair!: Sábado dia 20 de Fevereiro


O Komboyo dos Lokos surge em 1998 com um grupo de jovens da cidade de Faro ligados à musica, à percussão, à dança, às artes plásticas, ao fogo, ao teatro, à animação de rua com grande vocação social e internacional e de educação não formal.

No início começou por ser uma arruada na forma de desfile espontâneo e algo carnavalesco extemporâneo, portanto, já depois da quarta feira de cinzas, no qual se passeava efusivamente pelas várias estações (paragens).  Os bares eram os parceiros mais comuns destas paragens, onde o komboyo encontrava o apoio necessário à sua realização e existência.

Deste princípio evoluiu-se para estações no meio da cidade, com temas estudados para serem fortes a abrangentes, que motivasem uma organização por etapas na forma como o komboyo se deslocava e apresentava, sugerindo reflexões sobre o nosso futuro, o nosso presente, o nosso passado, e aglomerando artistas de várias nacionalidades e complementado com workshops durante o dia e espectáculos durante a noite.

Com este ritmo crescente chegámos até ao 7.ºK em 2005, com 400 artistas a compôr as carruagens deste komboyo loko e a mexer com a cidade de Faro.

Após este esforço enorme, a ARCA, Associação Recreativa e Cultural do Algarve, sediada em Faro, e os seus elementos que faziam e se dedicavam a este projecto, acabaram por ganhar a medalha de prata da Câmara Municipal de Faro, pelo seu dinamismo e presença forte na cidade. Mas entretanto, a estrutura tornou-se demasiado pesada para gente voluntária à demasiado tempo e parou-se a máquina dos Lokos, e os Lokos fizeram-se ao mundo do trabalho remunerado.

Mas em 2008, o tempo agarrou o 8.º Komboyo fruto do voluntariado de algumas pessoas e associações de Faro, que não queriam deixar de ver o Komboyo a mexer com a cidade e fez-se o primeiro komboyo sob o tema «geração expontânea» onde se libertaram os pesos da organização pela responsabilidade de cada interveniente, assegurando assim a logística mínima e a recriação máxima. O desfile passou a ser o único objectivo até que...

10.º Komboyo dos Lokos, 20 de Fevereiro de 2010 !

Os intervenientes do passado e do presente se juntam livres por uma causa e se organizam com algo mais para oferecer, com olhos num futuro crescente e necessário.

Tema tão Revolucionário como Loko: A BIO ADVERSIDADE SEM REPÚBLICAS! fazendo a sopa das agendas internacionais e nacionais deste ano.

No Liceu faz-se o ponto de encontro à tarde, onde podemos trocar ideias, energizar as baterias e onde se oferece jantar (sem arroz não há verbo!)

O desfile com algumas surpresas organizadas e outras espontâneas!



À REVOLUÇÃO DA LOKURA! ;-)
apareçam. sejam adversos a isto.

Rui Cabrita

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Procura de Participantes Intercâmbio Europeu "Nós jogamos"

No âmbito do Programa Juventude em Acção - Comissão Europeia, a Rato - ADCC organiza, de 15 a 22 de Março de 2010, o intercâmbio europeu "Nós Jogamos" que conta com a participação de jovens de países de Portugal, Espanha, Itália, França e Roménia.

Este intercâmbio visa a compreensão do jogo como via para a aprendizagem no domínio da Educação Não Formal - com este intercâmbio, serão elaboradas ferramentas de aprendizagem para um sítio europeu editado em línguas latinas dedicado a esta temática - http://volatin.eu [ainda não disponível]. Terá lugar no Seixal, na Quinta Valenciana - Fernão Ferro.

Desta forma, a Rato - ADCC lança um último apelo aos interessados em constituir o grupo de participantes portugueses. Esta chamada visa dar a oportunidade a potenciais multiplicadores do projecto que queiram dinamizar o sítio que estará online com materiais em Português.  Desta forma, o perfil do participante  é o seguinte:

    * idade compreendida entre os 18 e os 25 anos;
    * alguma experiência na criação e dinamização de actividades e ferramentas no domínio da Educação Não Formal;
    * disponibilidade para os dias do intercâmbio e acções de preparação;
    * disponibilidade e interesse em colaborar no projecto volatin.eu no futuro.

Para a participação neste projecto, não está associado qualquer taxa de participação.
Se estás interessado contacta-nos pelo email nos.jogamos@gmail.com .

Para mais informações, consulta o blogue do projecto @ http://nosjogamos-juventude.blogspot.com ou entra em contacto com a Rato - ADCC!

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Maré de Contos 2010

Maré de Contos, em Tavira, de 1 a 6 de Março.

" As histórias, os contos, são facilitadoras de sonhos e promovem o contacto com a palavra escrita e falada, permitindo a expressão criativa, o enriquecimento e formação pessoal. Ler, contar, ouvir, reúne pessoas, fortalece laços e valores culturais que são partilhados. Os dois grandes objectivos deste encontro são, divulgar novas possibilidades na relação de prazer com a leitura, com as histórias, o contar e ouvir, e os princípios pedagógicos associados a estas práticas; bem como lançar um trabalho de recolha do património oral do concelho / região, dinamizando e valorizando a sobrevivência cultural. A esta, está intrinsecamente ligada, a auto-estima de uma comunidade e a sua possibilidade de afirmação.

Desta forma pretendemos o envolvimento da comunidade local, fomentando o interesse por aspectos culturais e educativos.
 Esta é uma iniciativa da Associação Âncora Centro Comunitário, Associação Cultural Rock da Baixamar e a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos de Tavira e conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira."

Mais info aqui.

 Também vocês podem ajudar: por cada clique no site, um valor reverte a favor da organização.

Clica e divulga...

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

O 10º Komboyo está no Facebook

O Komboyo moderniza-se (já não é o "Foguete" que fazia Faro-Lisboa em 8 horas,  nem a automotora que parava em todos os apeadeiros), e está no Facebook. Procurem-no! Descubram-no!